SAIBA O QUE FAZER SE VOCÊ ACHA QUE FOI VÍTIMA DE GOLPE , FRAUDE BANCÁRIA E EM INVESTIMENTO
O DR. EDMILSON ALEXANDRE PEREIRA LARANJEIRA, ADVOGADO INSCRITO NA OAB/DF Nº. 42.889
, possui pós-graduado em Direito Bancário, conta com 10 anos de efetiva experiência e prática processual em Direito Bancário, fundador do Escritório de Advocacia Alexandre Laranjeira com atuação efetiva em Contratos de Empréstimos Bancários e Investimentos Financeiros com soluções estratégicas e personalizadas para a recuperação e restituição de perdas materiais por Fraudes Bancárias e Fraudes em Investimentos.
A seguir elaboramos algumas das perguntas mais frequentes dúvidas de nossos clientes sobre casos de fraudes bancárias ou em investimentos:
1. O QUE É FRAUDE BANCÁRIA?
Fraude bancária é o uso de meios potencialmente ilegais para obter dinheiro, ativos ou outra propriedade pertencente ou mantida por uma instituição financeira ou para obter dinheiro de clientes fingindo ser um banco ou outra instituição financeira, utilizando-se de um esquema financeiro ou artifício para obter lucro indevido.
2. O QUE É FRAUDE DE INVESTIMENTO?
As fraudes em investimentos são comumente identificadas por ofertas de investimentos minúsculos ou sem risco, retornos garantidos, lucros consistentes, métodos complicados ou títulos não-registrados.
3. QUAIS SÃO AS FRAUDES BANCÁRIAS E DE INVESTIMENTOS MAIS COMUNS?
- PIRÂMIDES FINANCEIRAS (Marheting Multinível, o esquema se sustenta mais no recrutamento de novos investidores do que na venda de qualquer produto).
- PROFISSIONAIS OU EMPRESAS FALSAS DE INVESTIMENTO – Precisa-se ter calma na hora de procurar ou aceitar ofertas de investimentos, faze-se necessário verificar previamente se possuem os Certificados ANBIMA e ANCORD.
- CLONAGEM DE CARTÕES – Situação muito comum, para combate-la deve tirar os extratos bancários rotineiramente para apuração e preferir o pagamento por proximidade (NFC).
- TRANSAÇÕES COM CRIPTOMOEDAS – A alta rentabilidade atrai investimentos em criptomoedas, mas antes de investir procure uma corretora credenciada ou regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
- MERCADO FOREX (Foreign Exchange Market) – Basicamente, algumas plataformas aproveitam da tecnologia e da sede por retornos imediatos para transformar essas operações em algo tão aleatório e não técnico “quanto uma aposta”. Além de não ser permitido no Brasil, segundo a CVM algumas dessas corretoras são falsas e atuam como supostos representantes locais de instituições estrangeiras, na busca de clientes e recursos para viabilizar os investimentos no exterior. Muitas vendem o serviço, mas aplicam golpes nos usuários.
- EMPRÉSTIMO CONSIGNADO COM CONTRATAÇÃO DE RMC (Reserva de Margem Consignável) de forma fraudulenta – Na prática, a RMC é uma consignação utilizada para o pagamento da fatura do cartão de crédito consignado, com desconto automático no benefício do tomador. O grande problema disso é que muitas vezes o aposentado ou pensionista que contratou um empréstimo consignado não queria ter um cartão de crédito, mas teve o produto incluído no contrato em uma venda casada, o que é considerada uma prática ilegal.
- ALUGUÉL DE MARGEM COSIGNÁVEL – O aluguel de margem consignável é a ação de tomar um empréstimo consignado em nome próprio, utilizando a própria margem, mas em benefício de um terceiro que na maioria das vezes de má-fé não cumpre o pagamento das prestações do empréstimo.
- FALSA PORTABILIDADE – Neste golpe o falso atendente oferece a transferência de dívidas anteriores com a redução da taxa de juros e valor das parcelas, mas ao contrário realiza um novo empréstimo.
- FALSA CENTRAL TELEFÔNICA – Falsos atendentes de telemarketing se passam por funcionários de empresas para roubar informações pessoais da vítima.
- BOLETOS FALSOS – Para coibir essa pratica deve checar na hora do pagamento os dados do real beneficiário da operação, o valor se coincidem com as informações reais e apurar o meio pelo qual você recebeu o boleto.
- TRANSAÇÕES EM APLICATIVOS APÓS ROUBO DE CELULAR – Em caso de roubo ou furto de celular opte por fazer o bloqueio remoto do celular. A função impede que dados pessoais, incluindo aplicativos de bancos, senhas de cartões de crédito, redes sociais e e-mail, sejam acessados por terceiros.
4. COMO SABER SE FUI VÍTIMA DE FRAUDE OU GOLPE?
- GOLPES ENVOLMENTO CRIPTOMOEDAS – como por exemplo o Sorteio de Criptomoedas com falsas ofertas, Email de Phishing com malware (virus) com o vazamento de informações, Rug Pull com a falsa valorização de ativos, Trading Bots com o uso de robôs de negociação fraudulentos, etc.
Procure informar-se sobre a legitimidade e credibilidade da empresa e respectiva operação financeira, se possui os respectivos credenciamentos junto aos órgãos de controle e fiscalização de atividades financeiras.
Informe-se sobre a existência de reclamações de clientes da empresa e ainda de outras empresas que realizam praticas semelhantes.
Caso suspeite ter sido vítima de fraude, faça contato com um advogado especialista em fraudes bancárias e em investimentos para lhe orientar sobre o que fazer para em cada caso em específico.
5 . COMO SABER SE O COMUNICADO QUE RECEBI É MESMO DO MEU BANCO?
Além de sempre conferir o endereço de e-mail e/ou número de telefone de qualquer contato que receber, o mais importante é estabelecer contato diretamente com o gerente da sua conta para se certificar.
Espero que as informações prestadas tenham sido úteis. Caso você seja vítima de golpe, fraude ou estelionato em Operações Bancárias e Operações de Investimento entre em contato conosco que buscaremos a melhor orientação, resposta ou solução eficazes e personalizadas para o seu caso.
6. MAS O QUE DEVO FAZER SE FUI VITIMA DE GOLPE, FRAUDE BANCÁRIA E DE INVESTIMENTO?
Preliminarmente a vitima deve realizar um Boletim de Ocorrência Policial (online ou presencialmente) narrando os fatos , fornecendo informações e documentos comprobatórios do ocorrido, desta forma facilitando a eficaz apuração policial do caso.
Feito isso se fará necessário a procura por um advogado especialista em direito bancário para ingressar com ação judicial visando a busca pela Reparação Material e Moral pelo dano sofrido dentre outras Medidas de Urgência, como por exemplo: o bloqueio de contas bancárias, aplicações financeiras, imóveis, veículos para a garantia da necessária reparação material e indenização moral.
Para maiores e melhores orientações e informações. Entre em contato pelo celular / WhatsApp (61) 998080027.